Líbia quer jornalistas fora de Derna por estarem a "prejudicar" resgates

Porta-voz do governo do leste do país garante que o grande número de profissionais tornou-se um "impedimento" no desempenho das equipas de busca e salvamento.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Getty Images

Notícias ao Minuto
19/09/2023 11:56 ‧ 19/09/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Inundações

As autoridades do leste da Líbia pediram aos jornalistas para saírem da cidade de Derna, atingida pelas trágicas inundações que mataram milhares de pessoas, para não "prejudicarem" o trabalho das equipas de resgate.

O pedido foi feito pelo ministro da Aviação Civil do leste do país à Reuters, esta terça-feira, um dia depois de manifestantes "furiosos" com a "negligência" dos governantes da Líbia terem incendiado a casa do autarca de Derna, entretanto suspenso do cargo.

De acordo com Hichem Chkiouat, a medida não está relacionada com os protestos, "é uma tentativa de criar melhores condições para que as equipas de resgate possam realizar o trabalho de forma mais harmoniosa e eficaz", uma vez que "o grande número de jornalistas tornou-se um impedimento ao trabalho das equipas de resgate".

Até ao momento, as autoridades confirmaram a morte de 11.300 pessoas, contudo, segundo o Crescente Vermelho, "mais de 10 mil pessoas continuam desaparecidas", ou seja, as vítimas mortais poderão ultrapassar as 25 mil.

Leia Também: Líbia. Manifestantes incendiam casa do autarca de Derna durante protestos

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas