O sapato de uma criança com mais de 2 mil anos foi descoberto na Áustria com os atacadores ainda praticamente intactos.
O Museu Alemão da Mineração revelou que o sapato, feito de couro, é de tamanho correspondente ao número 30. O seu design sugere ainda que foi feito no século II a.C.
A CNN Internacional revela que o sapato foi encontrado durante uma escavação arqueológica na vila ocidental de Dürrnberg, local onde a extração de sal-gema teve lugar desde a Idade do Ferro.
Acredita-se que o sal tenha mantido o sapato em excelentes condições, uma vez que é um ingrediente particularmente bom para preservar restos orgânicos.
O professor Thomas Stoellner, diretor do Departamento de Investigação do museu, afirmou que "as atividades de investigação em Dürrnberg têm vindo a fornecer-nos, desde há décadas, achados valiosos para explorar cientificamente as primeiras atividades mineiras", acrescentando que "o estado do sapato encontrado é excelente".
O museu destaca ainda que os trabalhos de escavação na vila austríaca estão a ser realizados para obter informações sobre o trabalho e a vida dos mineiros da Idade do Ferro.
Além do sapato, a equipa de arqueólogos descobriu o fragmento de uma lâmina de pá de madeira e restos de pele.
Os restos dos atacadores do sapato encontrados eram provavelmente feitos de linho.
Leia Também: Portugal exporta menos sapatos, mas mais caros no primeiro semestre