Uma nota rara de 10 mil dólares (cerca de nove mil euros), emitida em 1934, foi vendida por 480 mil dólares (aproximadamente 453 mil euros) num leilão, na sexta-feira passada.
A nota do Sistema de Reserva Federal dos EUA foi certificada Paper Money Guarantee (PMG) e classificada como Exceptional Paper Quality, referiu a casa de leilões Heritage Auctions, com sede em Dallas, no Texas, Estados Unidos.
A rara nota, que tem estampado o rosto do secretário do Tesouro, Salmon P. Chase, nunca tinha esteve em circulação no mercado e liderou o leilão de moeda da Long Beach Expo.
"Notas de grande valor sempre atraíram o interesse de todo o tipo de colecionadores", afirmou Dustin Johnston, vice-presidente da Heritage Auctions.
O máximo que uma nota de 10 mil dólares vendida anteriormente angariou foi 384 mil dólares (cerca de 362 mil euros) em setembro de 2020, revelou um porta-voz da casa de leilões à CNN, acrescentando que esta venda "estabelece o recorde para uma nota de 1934".
Johnston acrescentou, em comunicado, que a PMG atribuiu classificação a apenas quatro outras notas de pequeno porte de 10 mil euros do Federal Reserve iguais a esta, e apenas cinco de valor superior.
Por falta de uso, as notas monetárias com valor igual ou superior a 500 mil dólares (cerca de 472 mil euros) foram descontinuadas em 1969, de acordo com o site do Departamento de Gravura e Impressão dos EUA.
As notas de 10 mil euros só foram usadas para transferir dinheiro entre bancos do Federal Reserve.
Leia Também: Os combustíveis e outras 3 coisas que deve saber para começar o dia