Nota de 10 mil dólares de 1934 vendida por 480 mil em leilão nos EUA

A rara nota, que tem estampado o rosto do secretário do Tesouro, Salmon P. Chase, nunca tinha esteve em circulação no mercado e liderou o leilão de moeda da Long Beach Expo.

Notícia

© Heritage Auctions

Notícias ao Minuto
26/09/2023 11:00 ‧ 26/09/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Heritage Auctions

Uma nota rara de 10 mil dólares (cerca de nove mil euros), emitida em 1934, foi vendida por 480 mil dólares (aproximadamente 453 mil euros) num leilão, na sexta-feira passada.

A nota do Sistema de Reserva Federal dos EUA foi certificada Paper Money Guarantee (PMG) e classificada como Exceptional Paper Quality, referiu a casa de leilões Heritage Auctions, com sede em Dallas, no Texas, Estados Unidos.

A rara nota, que tem estampado o rosto do secretário do Tesouro, Salmon P. Chase, nunca tinha esteve em circulação no mercado e liderou o leilão de moeda da Long Beach Expo.

"Notas de grande valor sempre atraíram o interesse de todo o tipo de colecionadores", afirmou Dustin Johnston, vice-presidente da Heritage Auctions.

O máximo que uma nota de 10 mil dólares vendida anteriormente angariou foi 384 mil dólares (cerca de 362 mil euros) em setembro de 2020, revelou um porta-voz da casa de leilões à CNN, acrescentando que esta venda "estabelece o recorde para uma nota de 1934".

Johnston acrescentou, em comunicado, que a PMG atribuiu classificação a apenas quatro outras notas de pequeno porte de 10 mil euros do Federal Reserve iguais a esta, e apenas cinco de valor superior.

Por falta de uso, as notas monetárias com valor igual ou superior a 500 mil dólares (cerca de 472 mil euros) foram descontinuadas em 1969, de acordo com o site do Departamento de Gravura e Impressão dos EUA.

As notas de 10 mil euros só foram usadas para transferir dinheiro entre bancos do Federal Reserve.

Leia Também: Os combustíveis e outras 3 coisas que deve saber para começar o dia

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas