O assassinato de Abraham Lincoln continua a fazer correr tinta mais de 157 anos depois. A morte do antigo presidente foi um dos momentos mais marcantes da política norte-americana, depois de anos de guerra civil e de luta pela emancipação dos escravos negros e, em 2023, está no centro de um curioso leilão em Boston.
Um bilhete para a peça de teatro 'Our American Cousin', que Lincoln foi assistir no dia da sua morte, a 14 de abril de 1865, foi vendido por 262.500 dólares (mais de 247 mil euros) em Boston.
O ingresso, que consiste apenas na parte da esquerda do papel (o restante terá sido rasgado à entrada), tem a data e o nome da peça, e os detentores originais do bilhete assistiram à comédia numa das primeiras filas do Ford Theatre, em Washington D.C..
Ver esta publicação no Instagram
Segundo explicou a leiloeira RR Auction à NBC News, os apontamentos escritos à mão, a forma como está delineada a data e outros detalhes são compatíveis com o único outro bilhete conhecido desse dia, que se encontra protegido por uma livraria na universidade de Harvard.
Abraham Lincoln foi assassinado durante o terceiro ato da peça, pouco depois das 22 horas. Os registos da altura falam de um Lincoln com boa disposição, a gostar da comédia e a aproveitar algum tempo livre depois de anos de conflito, de guerra civil, de profundo envelhecimento e tragédia pessoal e de um mandato que ficou marcado pela proclamação da emancipação dos escravos afro-americanos.
John Wilkes Booth foi o responsável por aquele que ainda é considerado como um dos mais importantes e melhores presidentes da história dos Estados Unidos da América. Booth entrou à socapa no teatro e no camarote presidencial, aproveitou um momento de gargalhada do público e atingiu Lincoln na cabeça.
Booth acabaria por saltar para o palco e fugir pelas traseiras. Foi descoberto passados 12 dias e prontamente abatido pelas autoridades na altura. Já o presidente foi declarado morto no dia seguinte ao ataque.
Leia Também: Nota de 10 mil dólares de 1934 vendida por 480 mil em leilão nos EUA