Jornalista da BBC salva migrantes presas em camião refrigerado em França

As seis mulheres, entre as quais uma menor, tentavam chegar ao Reino Unido, mas o veículo no qual seguiam acabou por tomar outra direção.

Notícia

© shutterstock

Notícias ao Minuto
28/09/2023 16:32 ‧ 28/09/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Migrações

Uma jornalista da BBC ajudou a salvar, esta semana, seis mulheres, entre as quais uma menor, que tentavam chegar ao Reino Unido num camião refrigerado.

A história é contada na primeira pessoa e publicada pelo órgão de comunicação em questão. Tudo aconteceu na quarta-feira, quando Khue B. Luu recebeu uma mensagem. "Há algumas pessoas que atravessaram a fronteira com França para o Reino Unido numa carrinha".

Segundo a B. Luu, este não é o primeiro contacto de migrantes que recebe.

A jornalista, que foi uma das que contou a história de Essex, quando, em 2019, 39 migrantes foram encontrados mortos num veículo semelhante, nem teve tempo de responder - e recebeu uma chamada. "Estás na Europa? Socorro, é urgente", ouviu do outro lado.

Ela não conseguiu perceber quem era, e sentiu-se frustrada quando não recebeu as respostas de que precisava no imediato. De acordo com o que contou, a voz do outro lado não lhe sabia dizer a matrícula do veículo ou onde estava - assim como a direção para onde ia. 

Não consigo respirarSabendo apenas que seis pessoas estavam no interior do veículo, a jornalista teve também conhecimento de que o ar tinha sido ligado no veículo, e que as pessoas que estavam no seu interior estavam com frio e a entrar em pânico.

"Está tanto frio, o ar [frio] continua a funcionar", lia-se numa mensagem que uma das pessoas lhe enviou. O camião estaria fechado, impedindo a fuga destas mulheres. A mesma pessoa que lhe enviou a mensagem, enviou também dois vídeos do interior.

Na carrinha, que transportava bananas, era possível ver as mulheres no escuro, com espaço de apenas alguns centímetros para se sentarem. "Não consigo respirar", dizia uma voz mais jovem. As mulheres, que estavam no veículo há mais de dez horas, começaram a sentir-se inquietas quando a localização dos seus telefones lhes permitiu perceber que o destino tinha sido 'desviado', e que já não estavam em direção ao Reino Unido.

Uma delas conseguiu, no entanto, partilhar a sua localização com a jornalista, que viu que o veículo estava perto de Dracé, a norte de Lyon, em França. Com a ajuda de colegas jornalistas em França conseguiu alertar as autoridades mais próximas. Só conseguiam falar por mensagens, e a jornalista disse às mulheres que as autoridades já sabiam da ocorrência.

Segundo explicou no artigo da BBC, três homens, companheiros de três das mulheres, também deveriam ter ido nesta viagem, mas, por motivos desconhecidos, não seguiram.

Os homens conseguiram, no entanto, tirar uma fotografia à matrícula antes de as mulheres partirem. Com a ajuda da matrícula, irlandesa, as autoridades conseguiram localizar a carrinha na região de Rhone - e as mulheres estão agora em França.

Segundo a jornalista, o veículo era, afinal da Lituânia e o motorista está agora sob investigação. Quatro das mulheres são vietnamitas e as outras duas iraquianas.

Leia Também: Alemanha vai viabilizar aprovação de pacto migratório da União Europeia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas