Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

União Europeia "continua a ser o primeiro apoiante" de Kyiv

O alto-representante para os Negócios Estrangeiros insistiu hoje que a União Europeia (UE) "é e continua a ser o primeiro apoiante" da Ucrânia na luta contra a invasão russa.

União Europeia "continua a ser o primeiro apoiante" de Kyiv
Notícias ao Minuto

14:44 - 02/10/23 por Lusa

Mundo Josep Borrell

"Quando estamos juntos, somos mais fortes. A UE é e continua a ser o primeiro apoiante da Ucrânia. Obrigado Volodymyr Zelensky [Presidente ucraniano] e Dmytro Kuleba [ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano] por nos receberem hoje", escreveu Josep Borrell na rede social X (antigamente Twitter).

Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos 27 reuniram-se hoje em Kyiv com o homólogo ucraniano e o chefe de Estado do país que está desde 24 de fevereiro do ano passado a tentar repelir uma invasão em larga escala da Federação Russa.

O encontro não foi divulgado e foi a primeira vez que uma reunião entre os governantes da UE com a pasta da diplomacia sobre o apoio à Ucrânia se realizou no país invadido.

O ministro dos Negócios Estrangeiros português revelou à saída da reunião que a UE vai disponibilizar mais 20 mil milhões de euros para a reconstrução do país. Desta reunião surpresa saiu também a promessa de um reforço do apoio militar que o país tem reivindicado quase diariamente, assim como das sanções contra Moscovo.

Leia Também: Data de adesão de Kyiv à UE? Borrell pede para se evitarem especulações

Recomendados para si

;
Campo obrigatório