O presidente da Ucrânia destacou esta quarta-feira que está "a fazer todos os esforços" para dotar o país com mais "sistemas de defesa aérea" numa altura em que o inverno se aproxima.
"À medida que o Inverno se aproxima, estamos a fazer todos os esforços para dotar a Ucrânia de mais sistemas de defesa aérea", começou por assumir Zelensky numa publicação na rede social X (antigo Twitter).
"Novas decisões são esperadas dos nossos parceiros em breve. Também estamos a preparar-nos para um trabalho internacional ativo. Tanto esta semana como a próxima deverão produzir resultados para a Ucrânia", afirmou ainda o líder ucraniano.
As winter approaches, we are making every effort to provide Ukraine with more air defense systems. New decisions are expected from our partners soon. We are also getting ready for active international work. Both this week and next week should yield results for Ukraine. pic.twitter.com/lh5kVpE5hX
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) October 4, 2023
De recordar que o inverno passado foi muito duro para os ucranianos. Desde o início de outubro do ano passado, há precisamente um ano, a Rússia atacou massivamente a infraestrutura crítica da Ucrânia, causando apagões e deixando milhões de pessoas sem eletricidade, água e aquecimento, numa altura em que as rigorosas temperaturas de inverno se começavam a fazer sentir.
A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro do ano passado, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Leia Também: Zelensky diz que Kyiv fará tudo para vencer, mas... "existe fadiga"