Kosovo encerra dez autarquias sérvias consideradas ilegais

As autoridades do Kosovo encerraram hoje dez autarquias sérvias consideradas ilegais, incluindo em Pristina, numa medida que pode agravar as tensões com Belgrado na perspetiva das eleições legislativas de fevereiro.

Notícia

© Getty

Lusa
15/01/2025 11:47 ‧ há 3 horas por Lusa

Mundo

Kosovo

A operação das autoridades kosovares segue-se a numerosas outras ações destinadas a desmantelar o que Pristina considera serem instituições paralelas sérvias que operam ilegalmente em territórios maioritariamente habitados por sérvios no Kosovo.

 

"O tempo das autarquias e instituições paralelas e criminosas da Sérvia na República do Kosovo está a chegar ao fim", declarou o ministro do Interior kosovar, Xhelal Svecla, numa mensagem publicada nas redes sociais, fornecendo pormenores sobre a operação policial.

"Tal como prometemos, não permitiremos qualquer 'paralelismo' e muito menos qualquer atividade criminosa da Sérvia que viole a Constituição e o Estado de direito no nosso país", acrescentou.

Svecla acrescentou que algumas estações de correio e repartições de finanças sérvias também foram encerradas durante a operação, que começou hoje em dez localidades do Kosovo onde vivem cidadãos de origem sérvia.

Belgrado condenou a medida, com o ministro dos Negócios Estrangeiros sérvio a descrever a ação das autoridades do Kosovo como um agravamento perigoso das tensões.

"Estas ações agressivas não são apenas um ataque às instituições, mas uma tentativa flagrante de minar os direitos coletivos e a identidade dos sérvios no Kosovo", afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros sérvio, Marko Djuric, numa mensagem publicada nas redes sociais.

Várias estações de correio e instituições bancárias sérvias foram encerradas nos últimos meses e a utilização da divisa dinar sérvio foi proibida no ano passado.

Esta nova operação no Kosovo ocorre a poucas semanas das eleições legislativas, convocadas para 09 de fevereiro, e que são encaradas como um teste à política do primeiro-ministro kosovar Albin Kurti.

Kurti tem-se envolvido numa série de conflitos políticos com Belgrado.

A Sérvia nunca reconheceu a declaração de independência do Kosovo em 2008.

Leia Também: Centenas de Pais Natais uniram-se para correr no Kosovo. Veja as imagens

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas