Ao dirigir-se para oeste, para a província chinesa de Guangdong, o tufão Koinu começou a enfraquecer, informou a administração meteorológica da China, prevendo que, no domingo, este vire para sudoeste.
A tempestade encontrava-se a cerca de 370 quilómetros de Hong Kong na manhã de hoje e movia-se a cerca de dez quilómetros por hora, revelou o Observatório de Hong Kong, que planeia subir o sinal de tempestade tropical para o número 3 às 17:40 horas locais (10:40 de Lisboa).
Em Macau, está em vigor o sinal 1 desde a madrugada de quinta-feira.
Às 11:00 horas locais (04:00 em Lisboa), o tufão "esteve a cerca de 400 quilómetros a leste de Macau", lê-se na página dos Serviços de Meteorologia e Geofísica da região chinesa.
A escala de alerta de tempestades tropicais é formada pelos sinais 1, 3, 8, 9 e 10, com a emissão a depender da proximidade da tempestade e da intensidade do vento.
Koinu, que significa "cachorro" em japonês, trouxe os ventos mais rápidos alguma vez registados em Taiwan, na noite de quarta-feira.
Uma estação de monitorização meteorológica na ilha da Orquídea, uma ilha do arquipélago de Taiwan com cerca de cinco mil habitantes, mediu uma rajada de 342,7 quilómetros por hora às 21:53 (14:53 em Lisboa), bem como ventos sustentados que atingiram 198,7 quilómetros por hora às 21:40 (14:40 locais).
O dispositivo que mede a velocidade do vento avariou-se pouco depois, informou a agência de notícias de Taiwan CNA.
Leia Também: Tufão Koinu causa ventos 'recordes' em Taiwan