Os aeroportos de Lille, Nice, Toulouse, Paris-Beauvais, Lyon e Nantes foram evacuados esta manhã devido a uma ameaça de bomba. A informação foi avançada pelo aeroporto de Lille na rede social X (antigo Twitter).
"As equipas de segurança do Estado estão no local”, referiu o aeroporto.
A polícia indicou à AFP que as "ameaças de ataque" com explosivos foram feitas através de e-mail. Está já em curso uma investigação, disse a autoridade.
O grupo ADP (antigo Aéroports de Paris), que gere os aeroportos de Paris, afirmou ao Le Fígaro que não estava, nesta fase, preocupado com as ameaças. “Nenhum dos aeroportos de Paris foi afetado pelas ameaças de bomba. No entanto, obviamente estamos vigilantes”, explicou a empresa.
Aéroport de Lille en cours d’évacuation suite à une alerte à la bombe.
— Aeroport de Lille (@Aeroport_Lille) October 18, 2023
Les services de sécurité de l’État sont sur place.
De acordo com a Reuters, França está em estado de alerta máximo após o ataque, a 13 de outubro, que matou um professor.
O Governo francês mobilizou 10.000 polícias e ativou o alerta máximo para ataque terrorista, o que significou que as forças policiais receberam o apoio de 7.000 soldados da operação 'Sentinelle', uma medida lançada em 2015 pelo então Presidente François Hollande, devido à vaga de atentados 'jihadistas' que atingiu o país nesse ano (Bataclan e Charlie Hebdo).
Évacuation de l’aéroport de Toulouse
— Nathalie Lacombe (@NatLacombe66) October 18, 2023
Nous sommes sur le tarmac pic.twitter.com/nN1nLc7MKs
Na terça-feira, o Palácio de Versalhes esteve fechado durante algumas horas, devido à segunda ameaça de segurança em quatro dias.
Desde 2012, os atentados terroristas associados ao extremismo islâmico em França mataram 272 pessoas e feriram 1.200, nomeadamente 2015 e 2016.
Leia Também: Palácio de Versalhes está a ser evacuado devido a ameaça de bomba