Exército israelita partilha vídeo em que alega ter atingido alvos em Gaza

Vídeo não foi verificado por qualquer órgão. O primeiro-ministro israelita já tinha partilhado um vídeo semelhante, demonstrando a destruição de zonas residenciais palestinianas em grande escala.

NotíciaVídeo

© Twitter/IDF

Notícias ao Minuto
23/10/2023 15:52 ‧ 23/10/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Israel/Palestina

O exército de Israel (ou IDF, na sigla em inglês) partilhou esta manhã imagens aéreas sobre um ataque a alegados alvos do grupo Hamas, na Faixa de Gaza, depois de ter anunciado que atingiu 320 dos seus alvos no pequeno enclave palestiniano.

Através da rede social Twitter, agora X, as IDF repetiram a tese de que os alvos atingidos são "infraestruturas terroristas e alvos militares".

Nenhum órgão de comunicação foi capaz de verificar a veracidade destas imagens.

Não é a primeira vez que as forças israelitas partilham imagens sobre ataques a Gaza, sendo que, em outras ocasiões, as autoridades partilharam mesmo vídeos da destruição de zonas residenciais à larga escala, nos quais vários civis terão morrido.

No passado dia 10 de outubro, o primeiro-ministro, Benjamim Netanyahu, divulgou orgulhosamente imagens de ataques aéreos israelitas, e muitos jornalistas e organizações não-governamentais notaram que uma grande maioria dos edifícios arrasados eram civis.

Esta manhã, tanto as forças israelitas como as do Hamas confirmaram confrontos terrestres na Faixa de Gaza, depois do porta-voz do exército de Israel ter anunciado "incursões limitadas" no interior do enclave palestiniano.

Depois das declarações dos israelitas, o Hamas, através do seu braço militar, alegou em comunicado que "lutadores interagiram com forças invasoras, destruindo dois 'bulldozers' e um tanque, forçando as forças a recuar antes de voltarem em segurança à base".

Já Israel confirmou que um soldado morreu e três outros ficaram feridos num destes raides a Gaza, que tinham como objetivo localizar a posição de reféns.

O ministério da saúde de Gaza atualizou o número de mortos provocados pelos ataque israelitas sobre o pequeno enclave palestiniano, registando-se agora pelo menos 5.087 mortos, entre os quais estão 2.055 crianças. Há ainda a registar um total de 15.273 feridos.

O valor desta segunda-feira corresponde a aumento de 436 pessoas no espaço de 24 horas, incluindo 182 crianças mortas apenas um dia. De recordar que metade da população de toda a Faixa de Gaza, onde habitam 2,3 milhões de pessoas, é menor de idade e 40% da população tem menos de 14 anos.

Leia Também: Hamas diz que ataques israelitas já fizeram mais de 5 mil mortes

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas