Parlamento da Nigéria rejeita compra de iate presidencial
Governo pretendia investir num iate presidencial avaliado em cerca de 6,1 milhões de euros.
© Reuters
Mundo Nigéria
A câmara baixa do parlamento da Nigéria rejeitou o plano do governo nigeriano de comprar um iate presidencial, avaliado em 5,09 mil milhões de nairas nigerianos (cerca de 6,1 milhões de euros).
Segundo a BBC, que cita o parlamentar Abubakar Bichi, os legisladores preferiram investir essa quantia no financiamento de empréstimos estudantis, duplicando o valor alocado para os mesmos.
A proposta de compra do iate gerou polémica e críticas ao recém-empossado presidente Bola Tinubu, que tomou posse em maio.
A compra da embarcação foi proposta sob a alçada da alocação de fundos para a Marinha na proposta de orçamento suplementar que o governo submeteu à Assembleia Nacional para aprovação.
"Os pobres não podem lutar pela sobrevivência numa canoa enquanto o seu líder navega", disse o ativista de direitos humanos e ex-parlamentar Shehu Sani.
Já o porta-voz do presidente nigeriano preferiu argumentar que "o pedido de um iate, seja qual for o nome ou o orçamento, é da Marinha e eles devem ter razões operacionais para justificá-lo".
O orçamento acabou aprovado nesta quinta-feira, sem luz verde para a compra do iate, mas com 36 milhões de dólares (cerca de 33,88 milhões de euros) alocados para gastos da Presidência, que incluem a compra de veículos de luxo e a construção de um complexo de escritórios presidenciais.
Leia Também: Ataque do grupo dito Estado Islâmico causa 17 mortos na Nigéria
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com