Dois homens foram mortos a tiro e uma terceira pessoa ficou ferida após um tiroteio na quinta-feira, no México, enquanto uma família participava em comemorações do Dia dos Mortos, num cemitério na Cidade do México.
O tiroteio decorreu no cemitério de Naucalpan, durante as comemorações do Dia dos Mortos, um dos feriados mais marcantes da cultura mexicana.
Os mexicanos têm a tradição de visitar entes queridos sepultados em cemitérios naqueles dias, com os crentes a fazerem arranjos florais e celebrações bastante elaboradas, têm também o hábito de cantar e até comer junto às campas. As comemorações estendem-se entre os dias 1 e 2 de novembro.
Segundo contou a polícia local, citada pela Associated Press, terá sido quando a família já se encontrava a chegar ao cemitério que o grupo aproveitou para disparar, matando imediatamente duas pessoas.
A identidade das vítimas não foi revelada, mas órgãos locais apontaram que uma das vítimas é um empresário ligado a uma empresa de revestimentos à prova de bala para carros, e a segunda vítima mortal é o seu guarda-costas.
Este ano, com o aumento exponencial da violência armada no México, especialmente no nordeste do país, o Dia dos Mortos ficou marcado por uma série de incidentes violentos.
Em Santa Ana, a cerca de 89 quilómetros da fronteira com o Arizona, nos Estados Unidos, uma viatura policial foi atacada por tiro de metralhadora, forçando as autoridades autárquicas a cancelar por completo o Dia dos Mortos na região. Várias cidades junto à fronteira norte-americana fizeram o mesmo.
Leia Também: México saiu à rua para assinalar o Dia dos Mortos. Veja as imagens