O chefe da polícia de Lumajang, Jeckson Situmorang, disse à estação de televisão indonésia Kompas que o incidente ocorreu na cidade de Ranu Pakis e afirmou que o veículo foi arrastado cerca de 50 metros pelo comboio após a colisão.
O comboio dirigia-se para a cidade portuária de Surabaya quando colidiu com um miniautocarro que transportava cerca de dez passageiros numa passagem de nível em Lumajang, segundo a Kompas TV.
"Um total de onze pessoas morreram, enquanto quatro foram internadas no hospital em estado grave", afirmou o chefe da polícia.
Uma criança está entre as quatro pessoas internadas no hospital local.
"Dez pessoas morreram no local e outra morreu num centro de saúde depois de receber tratamento", indicou Indah Wahyuni, um funcionário do distrito de Lumajang.
As primeiras informações sugerem que o miniautocarro tentou atravessar a passadeira no momento em que o comboio estava a chegar, o que provocou a colisão.
De acordo com um jornalista da Kompas TV, "não havia qualquer barreira na passagem de nível, pelo que não havia sinais para informar o condutor".
Os acidentes de transporte são frequentes na Indonésia, um vasto arquipélago onde os autocarros, comboios e até aviões estão muitas vezes degradados e mal conservados.
Em 2015, uma colisão entre um comboio suburbano e um miniautocarro numa passagem de nível matou 16 pessoas em Jacarta.
Leia Também: Cabo de fibra ótica da timorense Sacomtel já chegou a Timor-Leste