O governo britânico tem-se contido nas congratulações ao novo presidente-eleito da Argentina, Javier Milei, mas no que diz respeito às disputas geopolíticas entre os dois países, o Reino Unido deixou bem claro esta terça-feira que "não há dúvida" que as ilhas Malvinas (ou ilhas Falkland, em inglês), um arquipélago há muito disputado, pertence aos britânicos.
À BBC News, um porta-voz do primeiro ministro, Rishi Sunak, afirmou que o governo britânico vai "defender proactivamente o direito de autodeterminação dos habitantes das Malvinas". Quanto a quem pertence o arquipélago, localizado no Atlântico sul, o porta-voz acrescentou que a soberania das Malvinas "ficou assente há muito tempo".
Também o secretário da Defesa do Reino Unido, Grant Schapps, fez esta terça-feira uma publicação na rede social Twitter (agora X), afirmando que as Malvinas são britânicas. "Isso é não-negociável e inegável".
Schapps também fez referência a um referendo realizado em 2013, no qual a quase totalidade dos habitantes do arquipélago (99,8%) votou a favor de continuar a ser um território britânico, e referiu que um navio de combate britânico encontra-se na região para "proteger as ilhas".
The Falkland Islands are British. That is non-negotiable and undeniable 🇬🇧🇫🇰
— Rt Hon Grant Shapps MP (@grantshapps) November 21, 2023
99.8% of islanders voted to remain British and we will always defend their right to self-determination and the UK’s sovereignty with @HMS_Forth now back to protect the islands.https://t.co/9Hlj2FegpF
As declarações do governo britânico surgem depois de Javier Milei, o recentemente eleito presidente da Argentina, ter afirmando várias vezes na campanha, em debates e numa entrevista ao jornal La Nacion, que as Malvinas pertencem à Argentina e que irá recuperar o arquipélago através de "canais diplomáticos".
"Tivemos uma guerra, que perdemos, e agora vamos fazer todos os esforços para recuperar as ilhas", disse.
As Malvinas são um arquipélago no Atlântico Sul, situado a cerca de 480 quilómetros do território continental argentino e a quase 13 mil quilómetros do território principal do Reino Unido, sendo caracterizadas pela sua biodiversidade influenciada pela proximidade com a Antártida.
As ilhas foram colonizadas ao longo de vários séculos por habitantes de vários países e, em 1833, os britânicos reivindicaram a região. Nos anos 80, a Argentina, altura sob liderança de uma ditadura militar, invadiu as Malvinas, mas os britânicos ganharam a guerra em pouco mais de dois meses.
Curiosamente, Milei afirmou repetidamente que é um grande fã de Margaret Thatcher, a controversa primeira-ministra neoliberal britânica, que foi essencial para a liderança das forças militares britânicas durante a breve guerra contra a Argentina.
Leia Também: Londres felicita Milei e propõe "relação construtiva" com Argentina