EUA projeta centros de detenção de imigrantes em bases militares

O governo dos EUA tenciona construir centros para a detenção de imigrantes indocumentados em pelo menos uma dezena de bases militares, segundo um documento do Departamento de Segurança Nacional obtido pela Rádio Pública Nacional (NPR, na sigla em Inglês).

Notícia

© Reuters

Lusa
25/02/2025 06:24 ‧ há 2 horas por Lusa

Mundo

Estados Unidos

O plano prevê começar na base militar de Fort Bliss, próxima de El Passo, no Estado do Texas, na fronteira com o México, e continuar depois com a Base Conjunta McGuire-Dix-Lakehurst, em Nova Jérsia, a Estação Aérea da Reserva das Cataratas do Niágara, em Nova Iorque, a Base Aérea Hill, no Utah, e na da Reserva de Homestead, na Florida.

 

A ideia é que estes centros ejam o primeiro passo para "preparar os detidos para a sua deportação".

O documento detalha um pedido do Departamento de Defensa para ampliar significativamente o papel do Exército no processo.

Durante um período de avaliação de dois meses, a instalação em El Paso albergaria até mil imigrantes, com possibilidade de expansão até dez mil, convertendo-se em centro chave para as operações de deportação, detalhou a NPR.

Um centro da universidade nova-iorquina de Siracusa -- o Transactional Records Access Clearinghouse (TRAC) -- quantificou em 41.169 o número de imigrantes que a Agência de Imigração e Controlo de Fronteiras tinha em custódia em 09 de fevereiro.

O mesmo centro apontou também que existem mais de 3,7 milhões de casos pendentes em tribunais, dos quais 1,7 milhões são pedidos formais de asilo.

Leia Também: EUA anunciam sanções e "pressão" de Trump à indústria petrolífera do Irão

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas