Um quadro do século XIII esteve quase a ir para o lixo, quando, em 2019, o dono da casa onde esteve estava o 'salvou' sem saber, em França.
De acordo com as publicações internacionais, tudo começou quando a obra, que esteve pendurada em cima de um fogão durante anos esteve quase a ir para o lixo. O dono da casa estava a fazer uma limpeza à residência quando encontrou o quadro, e tentou perceber se o objeto valia algo.
Um especialista estimou que a obra estivesse avaliada em cerca de 400 mil euros, no entanto, numa segunda avaliação, a obra acabou por ser declarada como um original de Cenni di Petro Cimabué. O pintor florentino não assinava as obras, e apenas se conhecem algumas dezenas dos seus quadros.
Em 2019, a obra foi a leilão, e esperava-se que fosse adquirida por entre quatro a seis milhões de euros - acabou por ser comprada por 24 milhões de euros (valor onde se incluem as taxas).
Já na altura, o Museu do Louvre tentou comprar a obra, 'Christ Mocked' mas falhou. Na altura, o ministério da Cultura declarou que a obra era "um tesouro nacional" e que deveria ser submetida a uma proibição de exportação - que deu ao museu 30 meses para angariar fundos para adquirir a obra.
"Christ Mocked" i https://t.co/RMJpjd9gxo
— an aka: Vary mad el lyn (@onceagainharas) November 11, 2023
Segundo a publicação The Guardian, nem o museu nem o ministério deram detalhes sobre quanto custou a compra, mas garantiram que envolvem "uma mobilização especial" para encorajar as doações.
Leia Também: 'SeaTheFuture' aposta na proteção dos oceanos para "parte da solução"