Meteorologia

  • 18 NOVEMBER 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Familiar de refém diz que "não pode haver comparação" que Israel e Hamas

Um dos familiares de um refém israelita em Gaza declarou hoje que Israel e o Hamas são incomparáveis, já que o grupo islamita palestiniano é uma organização terrorista, após encontrar-se hoje com o Papa no Vaticano.

Familiar de refém diz que "não pode haver comparação" que Israel e Hamas
Notícias ao Minuto

14:39 - 22/11/23 por Lusa

Mundo Israel/Palestina

"Não pode haver comparação entre o Hamas, que é uma organização terrorista e se escuda por trás de civis, e Israel, que defende os civis", afirmou Nadav aos jornalistas numa conferência de imprensa em Roma.

O homem é um dos 12 familiares de civis israelitas reféns do Hamas, raptados durante o ataque de 07 de outubro em Israel, que se encontraram hoje com o Papa Francisco.

Outro familiar de um refém israelita, Yehuda, expressou deceção porque Francisco supostamente "não mencionou o Hamas e não falou deste como uma organização terrorista".

"Apenas disse que a guerra tinha de acabar", referiu Yehuda, acrescentando que "não houve tempo para lhe contar a [sua] história".

No entanto, Yair Rotem, outro familiar da delegação israelita, considerou que a reunião foi eficaz porque Francisco ouviu os familiares dos reféns.

Posteriormente, Francisco também se reuniu com uma delegação de dez palestinianos, cristãos e muçulmanos, que têm familiares em Gaza.

"Eles sofrem muito e senti como ambos sofrem: as guerras fazem isto, mas aqui fomos além das guerras, isto não é fazer guerra, isto é terrorismo", afirmou Francisco no final de ambos os encontros, realizados antes da audiência geral de quarta-feira, no Vaticano.

"Rezem pela paz, rezem muito pela paz (...)", afirmou Francisco.

O diretor do gabinete de imprensa do Vaticano, Matteo Bruni, declarou que ambos os encontros tiveram um "caráter exclusivamente humanitário", num gesto de "proximidade espiritual ao sofrimento de cada um".

Leia Também: Israel. Reino Unido espera que acordo alivie crise humanitária

Recomendados para si

;
Campo obrigatório