Tropas russas lançam nova vaga de ataques contra cidade no leste

O exército russo lançou a terceira vaga de ataques desde 10 de outubro contra Avdiivka, no leste da Ucrânia, bombardeando sistematicamente o centro da cidade, alertou hoje o presidente da câmara local.

Notícia

© Getty Images

Lusa
24/11/2023 10:51 ‧ 24/11/2023 por Lusa

Mundo

Ucrânia

Há mais de um mês que a cidade industrial, quase cercada, mas ainda servida por uma estrada alcatroada, enfrenta ataques incessantes das forças de Moscovo, que há anos a tenta conquistar.

"A terceira vaga [de assalto] começou", declarou o presidente da câmara, Vitaly Barabach, à televisão ucraniana, citado pela agência francesa AFP.

O autarca disse que os ataques vêm dos flancos sul e norte, da zona industrial e de Spartak, uma aldeia situada entre Avdiivka e Donetsk, a capital da região homónima ocupada pela Rússia.

Avdiivka caiu brevemente nas mãos de separatistas pró-russos armados por Moscovo em julho de 2014, antes de regressar ao controlo ucraniano.

Desde então, a cidade, em grande parte destruída, marcou a linha da frente na região e tornou-se um símbolo da resistência ucraniana.

As forças de Kyiv, entrincheiradas em sólidas fortificações, tiveram de ceder algum terreno ao longo do último mês, mas as defesas parecem estar a aguentar-se até agora, segundo a AFP.

"Na cidade, há 30 a 40 ataques maciços por dia", disse Vitaly Barabach.

Os russos começaram recentemente a utilizar bombas de fragmentação, uma arma controversa que projeta aleatoriamente explosivos mais pequenos sobre uma vasta área, de acordo com Barabach.

Também na conta na plataforma Telegram Rybar, próxima do exército russo, foi confirmada a utilização deste tipo de arma, que "permitirá destruir as ofensivas inimigas ainda com mais sucesso".

Segundo Barabach, apesar dos combates e dos bombardeamentos, vivem ainda em Avdiivka cerca de 1.350 pessoas, quando a cidade tinha cerca de 30.000 habitantes antes da guerra.

Após quase seis semanas de ataque russo, a Ucrânia insiste que as suas forças estão a manter-se firmes em Avdyivka e que infligem perdas muito pesadas às tropas russas.

Donetsk é uma das quatro regiões ucranianas anexadas pela Rússia desde que invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, juntamente com Lugansk, Kherson e Zaporijia.

Moscovo já tinha anexado a península ucraniana da Crimeia em 2014.

A Ucrânia e a generalidade da comunidade internacional não reconhecem a soberania russa nas cinco regiões ucranianas.

Kyiv exige a retirada das troas russas de todo o território ucraniano, incluindo a Crimeia, como uma das condições para eventuais conversações sobre o fim da guerra.

Em resposta, Moscovo diz que Kyiv tem de se conformar com a nova realidade.

Leia Também: Michel em Budapeste na 2.ª feira face a ameaças de veto para alargamento

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas