Uma luso-israelita, crianças e idosas. Os reféns libertados pelo Hamas
Entre os libertados israelitas estão quatro crianças e seis idosos, com idades entre os dois e os 85 anos.
© Alexi J. Rosenfeld/Getty Images
Mundo Israel/Palestina
Um grupo de 24 reféns foi libertado, esta sexta-feira, pelo movimento islamita Hamas e devolvido a Israel, no âmbito do acordo de tréguas na Faixa de Gaza. Entre os reféns libertados, encontram-se 13 israelitas, dez tailandeses e um filipino.
Segundo as Forças de Defesa de Israel (IDF), que revelaram a identidade dos reféns, entre os libertados israelitas estão quatro crianças e seis idosas, com idades entre os dois e os 85 anos.
Eis o que se sabe até ao momento:
Adina Moshe, de 72 anos, obteve cidadania portuguesa no final de outubro, após o sobrinho, Ori Galante, ter pedido ajuda para "apressar o processo de obtenção da nacionalidade portuguesa" para a tia. Adina foi raptada quando estava num abrigo e o marido, de 75 anos, morto a tiro, após os terroristas os terem tentado queimar vivos.
De acordo com a Sky News, Margalit Berta Mozes, de 78 anos, foi vítima de cancro e sofre de diabetes e fibromialgia. Depende de vários medicamentos, mas, apesar da sua saúde debilitada, adora fazer caminhadas.
Danielle Aloni e a filha Emilia, de cinco anos, foram raptadas no kibutz de Nir Oz, quando visitavam a irmã de Danielle, Sharon. Também Sharon e os filhos gémeos, de apenas três anos, foram raptados.
Ruthy Munder, de 78 anos, Keren Munder, de 54 anos, e Ohad Munder, de nove anos, são todos da mesma família. Ohad, que celebrou o nono aniversário em cativeiro, foi raptado com a mãe, Keren, quando visitava a avó Ruthy.
Doron Katz Asher, de 34 anos, e as filhas Aviv e Raz Katz Asher, de dois e quatro anos, respetivamente, foram raptados durante uma visita a familiares também no kibbutz de Nir Oz.
Hanna Peri, de 79 anos, é oriunda da África do Sul e emigrou para Israel na década de 1960. Segundo a Sky News, sobre de diabetes e perdeu a visão num dos olhos.
Yaffa Adar, de 85 anos, foi raptada juntamente com um dos netos, Tamir Adar, de 38 anos, que se acredita estar ainda sob cativeiro.
Hanna Katzir, de 77 anos, foi dada como morta pela Jihad Islâmica palestiniana na semana passada, que acusou Israel de "atrasar" a sua libertação, segundo a Al Jazeera. No entanto, a morte foi desmentida e Katzir aparece na lista de reféns libertados.
The 13 Israeli hostages released from Hamas captivity: Margalit Moses, Adina Moshe, Danielle Aloni and her daughter Emilia, Doron Asher and her daughters Raz and Aviv, Hanna Katzir, Keren Munder and her son Ohad, Ruti Munder, Yaffa Adar, and Hannah Perry pic.twitter.com/x7uiizXdAB
— Emanuel (Mannie) Fabian (@manniefabian) November 24, 2023
Sublinhe-se que a trégua entre Israel e o Hamas em Gaza entrou em vigor na madrugada de hoje, o primeiro sinal de trégua após semanas de guerra.
Durante esta pausa renovável de quatro dias, um total de 50 reféns israelitas detidos em Gaza deverá ser libertado, bem como 150 palestinianos detidos.
Leia Também: Israel. Cruz Vermelha anuncia operação para reunir reféns com famílias
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com