Já há detalhes sobre os reféns israelitas que este domingo foram libertados pelo Hamas, num grupo de 17 pessoas que estava em cativeiro há 51 dias. Entre eles está Abigail Edan, menina israelo-americana, de quatro anos, que é também a primeira refém com cidadania norte-americana a ser libertada pelo grupo.
No total, foram libertados 14 reféns israelitas, além de três cidadãos tailandeses. Um dos reféns israelitas é um cidadão que também tem nacionalidade russa, que foi libertado como gesto de apreço do Hamas para com o governo russo, de nome Roni Krivoi, de 25 anos.
Os restantes reféns israelitas libertados são mulheres e crianças.
Avigail Edan, de quatro anos, que também possui cidadania americana, comemorou quatro anos em cativeiro, na última sexta-feira. A menina foi sequestrada sozinha e os pais foram assassinados pelo Hamas.
Outros reféns israelitas libertados são Hagar Brodutch, de 40 anos, e os seus três filhos. Ofry, de 10 anos , Yuval, de 8 e Oriya, de 4, que tinham sido sequestrados na sua casa no Kibutz Kfar Aza.
Também Chen Goldstein-Almog, de 49 anos e os seus filhos Agam, de 17 anos, Gal, de 11 e Tal, de 9, estão agora livres.
Adrienne 'Aviva' Siegel, de 62 anos, e Elma Avraham, de 84 anos, também estão entre os reféns libertados. A elas juntam-se as irmãs Ella, de 8 anos, e sua irmã Dafna, de 14, que testemunharam o assassinato do seu pai Noam, de sua parceira, Dikla, e do seu irmão, Tomer.
Fourteen more Israeli hostages are home. But none of us are free till ALL the rest are free. No one left behind. #LetMyPeopleGo pic.twitter.com/AKqnQNTTxn
— Eylon Levy (@EylonALevy) November 26, 2023
Recorde-se que a Cruz Vermelha recebeu hoje 17 reféns libertados pelo grupo islamita na Faixa de Gaza. A libertação destas pessoas acontece no âmbito do acordo de troca de reféns sequestrados pelo movimento islamita Hamas por prisioneiros palestinianos em Isarel, estimando-se que 39 palestinianos sejam libertados ainda hoje das prisões israelitas.
Veja na galeria acima algumas das imagens da libertação.
Leia Também: AO MINUTO: Começa nova troca; Já foram libertados mais 17 reféns