O suspeito de ter baleado, na noite de sábado, três jovens palestinianos em Burlington, Vermont, nos EUA, foi detido no domingo perto do local do ataque. As autoridades estão a investigar se Jason J. Eaton, de 48 anos, agiu contra as vítimas por estas serem árabes.
O suspeito mora num prédio em frente ao local onde ocorreu o tiroteio, revelaram as autoridades. Segundo a CNN Internacional, uma busca à casa do homem permitiu recolher provas do envolvimento de Eaton no tiroteio. A polícia está a investigar se o caso se tratou de um crime de ódio.
O incidente ocorreu perto do campus da Universidade de Vermont. As vítimas foram identificadas como Hisham Awartani, Kinnan Abdel Hamid e Tahseen Ahmed, jovens que estudam em três universidades diferentes nos Estados Unidos, segundo a Al Jazeera. Os três jovens são palestinianos e dois deles têm nacionalidade norte-americana. Dois dos estudantes estão internados nos cuidados intensivos.
No domingo, num comunicado de imprensa, o chefe de polícia de Burlington, Jon Murad, revelou que as três vítimas "foram confrontadas por um homem branco armado", que disparou pelo menos quatro tiros "sem falar".
"A investigação preliminar determinou que os três estavam a visitar casa dos parentes de uma vítima em Burlington para o feriado de Ação de Graças. Os três estavam a caminhar na Prospect Street quando foram confrontados por um homem branco armado", disse Murad. "O suspeito estava a pé na área. Sem falar, disparou pelo menos quatro tiros e acredita-se que tenha fugido a pé", acrescentou, confirmado que os três jovens foram atingidos.
Jason J. Eaton deverá ser presente a tribunal esta segunda-feira.
Leia Também: Síria acusa Israel de novos ataques contra aeroporto de Damasco