Em comunicado, a mineradora Impala Platinum (Implats, na sigla em inglês) indicou que um trabalhador hospitalizado sucumbiu a ferimentos graves na unidade de saúde privada para a qual tinha sido transferido.
"Dos 82 funcionários envolvidos no acidente, 74 permanecem hospitalizados. A fatalidade de hoje eleva para 12 o número total de funcionários que morreram devido ao acidente no poço 11", adiantou a mineradora sul-africana em comunicado divulgado na quarta-feira a que a Lusa teve acesso.
A mineradora não divulgou a nacionalidade das vítimas do acidente, considerado "o dia mais sombrio da história da Implats" pelo administrador da empresa mineradora Nico Muller.
Na tarde de segunda-feira, 27 de novembro, o elevador que transportava 86 mineiros da base para a superfície do poço 11 da mina Impala Rustenberg caiu repentinamente no final do turno operacional, causando 11 mortos, tinha anunciado em comunicado a empresa proprietária.
Pelo menos quatro moçambicanos ficaram feridos no acidente permanecendo hospitalizados, disse um porta-voz da mineradora à Lusa.
A mina suspendeu todas as operações de mineração subterrâneas nos poços 11 e 11C da mina enquanto decorrem investigações às causas do incidente, indicou a empresa.
Leia Também: Onze pessoas morrem em queda de elevador numa mina na África do Sul