Lavrov sem sinais que Kyiv ou Ocidente queiram um "acordo político"

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, afirmou hoje que Moscovo não reconhece sinais de Kyiv ou do Ocidente de que exista vontade de uma solução política para a guerra na Ucrânia.

Notícia

© Getty Images

Lusa
01/12/2023 14:18 ‧ 01/12/2023 por Lusa

Mundo

Ucrânia

"Até agora não vimos qualquer sinal de Kyiv ou dos seus senhores de que estão prontos para um acordo político", disse o chefe da diplomacia russa numa conferência de imprensa em Skopje, onde participou na 30.ª reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

No início de outubro, o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assinou um decreto formal que confirma "a impossibilidade de realizar negociações com o Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin" e vincula todos os cidadãos nacionais.

Por outro lado, "se ouvirmos os dirigentes da NATO e da União Europeia, eles dizem apenas uma coisa: temos o dever de apoiar a Ucrânia, porque se a Ucrânia for derrotada, será a derrota de todo o Ocidente", disse Lavrov.

Para "iniciar um processo político são necessários dois, como no tango, mas os tipos do outro lado não dançam tango, dançam breakdance", acrescentou.

Por isso, salientou, a Rússia não vê motivos para rever os objetivos da sua campanha militar na Ucrânia, que Putin definiu como a "desmilitarização e desnazificação" do país vizinho.

Leia Também: Lavrov acusa OSCE de ser apêndice de NATO

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas