Uma mulher foi morta no domingo durante um ataque de tubarão na região de Manzanillo, na costa do Pacífico mexicana, após ter sido mordida numa perna ao largo de uma plataforma numa praia.
O ataque ocorreu no domingo à tarde na praia de Melaque, na localidade de Barra de Navidade, junto ao Oceano Pacífico, quando a mulher se encontrava acompanhada pela filha.
Segundo noticiaram órgãos locais, citados pela Associated Press, a vítima estava a nadar com a filha, de cinco anos de idade, em direção a uma plataforma flutuante a cerca de 25 metros da costa. Quando a mulher tentou elevar a filha para a plataforma, o animal atacou-a, mordendo-lhe a perna.
As autoridades locais afirmaram que a mulher conseguiu salvar a filha, que não ficou ferida, e foi rapidamente assistida pelos serviços de emergência, mas o ferimento e a grande perda de sangue acabaram por levar à sua morte.
As praias foram encerradas pelas autoridades mexicanas na região.
Ataques de tubarão são muito raros no México. O primeiro ataque fatal do ano ocorreu precisamente no México, quando um homem foi morto por um grande tubarão-branco de cerca de 6 metros. Todos os anos há cerca de 100 ataques de tubarões globalmente, sendo que a maioria dos incidentes acabam com ferimentos ligeiros de peixes relativamente pequenos.
A maioria dos ataques em 2023 ocorreram nos Estados Unidos, em particular nos estados da Flórida e do Havai, e na Austrália, onde os contactos com tubarões-brancos são mais frequentes e, portanto, mais monitorizados.
Leia Também: Mulher em estado grave após ser atacada por tubarão na cabeça