Depois de uma passagem pela Argentina, pelos Estados Unidos e pela Noruega, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, visitou, esta quinta-feira, de surpresa, a Alemanha.
A viagem não estava prevista na agenda do chefe de Estado ucraniano e acontece numa altura em que Kyiv tenta manter o apoio do Ocidente na guerra contra a Rússia.
Zelensky acabou por se deslocar a Wiesbaden, onde fica o quartel-general do Comando do Exército dos EUA na Europa e na África, e que serve como centro de coordenação para a ajuda militar à Ucrânia.
O presidente ucraniano aterrou no aeroporto de Frankfurt e foi escoltado até Wiesbaden.
"Após a minha visita à Noruega, cheguei ao Comando do Exército dos EUA na Europa, que tem sede em Wiesbaden, Alemanha", escreveu Zelensky, nas redes sociais. "Fiquei, mais uma vez, convencido da excelente qualidade da ajuda militar dos EUA à Ucrânia. Precisamos dela urgentemente para a vitória!", acrescentou.
Pode ver as imagens desta visita na fotogaleria acima.
Recorde-se que Zelensky visitou vários países nos últimos dias, incluindo a Argentina, os EUA e a Noruega, numa tentativa de revigorar o apoio à Ucrânia.
A visita de hoje aconteceu também num momento muito importante para o país, uma vez que o Conselho Europeu decidiu abrir as negociações formais de adesão à União Europeia com a Ucrânia e a Moldova.
Leia Também: "História" e "enorme passo". Reações às negociações com Ucrânia e Moldova