EUA querem cooperar com a Sérvia para "fortalecer" a democracia

Os Estados Unidos afirmaram hoje que querem cooperar com a Sérvia para "fortalecer" a democracia após as eleições no país balcânico, embora se abstenham de comentar as alegações de irregularidades eleitorais.

Notícia

© Reuters

Lusa
18/12/2023 23:43 ‧ 18/12/2023 por Lusa

Mundo

Sérvia

O porta-voz do departamento de Estado, Matthew Miller, declarou à imprensa que os Estados Unidos desejam "continuar a trabalhar com o próximo governo da Sérvia para reforçar o governo democrático e o Estado de direito, e fazer progredir a estabilidade regional".

De acordo com Miller, os Estados Unidos também estão a também a trabalhar com a Sérvia sobre uma "via rápida" para a adesão à União Europeia (UE).

Entretanto, seguidores da coligação opositora Sérvia contra a Violência (SPN) manifestaram-se hoje em Belgrado para exigir a repetição das eleições municipais em Belgrado, devido a denúncias de manipulação de votos.

O momento de maior tensão no protesto ocorreu quando vários manifestantes quebraram parte da cerca metálica da entrada da sede da Comissão Eleitoral Central (RIK) e outros tentaram evitar incidentes.

Na noite de domingo, o presidente sérvio, Aleksandar Vucic, no cargo desde 2017 e muitas vezes acusado de fazer o jogo do Kremlin, reivindicou a vitória do seu partido SNS (direita nacionalista) nas eleições legislativas.

A Rússia saudou o anúncio, chamando a Sérvia de país "amigável" e "fraterno".

Leia Também: Resultados preliminares dão vitória ao atual partido no poder na Sérvia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas