A retenção do aparelho ocorreu na sequência de "uma denúncia anónima" segundo a qual o avião "transportava passageiros indianos (...) suscetíveis de serem vítimas de tráfico de seres humanos", declarou o Ministério Público de Paris, citado pela agência de notícias francesa AFP.
Segundo uma fonte próxima do caso, que precisou que o avião fez escala em França para reabastecimento de combustível, os passageiros indianos poderiam querer ir para a América central para depois tentarem entrar ilegalmente nos Estados Unidos ou no Canadá.
Está a decorrer uma investigação "para verificar se existem provas que corroborem a suspeita de tráfico de seres humanos por um grupo organizado, um crime punido com uma pena de 20 anos de prisão e três milhões de euros de multa", acrescentou o Ministério Público parisiense.
A mesma fonte indicou que "estão em curso audições e averiguações sobre as condições e objetivos do transporte dos passageiros".
O governo civil de La Marne, no nordeste de França, indicou que o avião, da companhia romena Legend Airlines, "permaneceu imobilizado na pista do aeroporto de Vatry após a sua aterragem [na quinta-feira] à tarde", tendo ainda confirmado uma intervenção da brigada da unidade policial dos transportes aéreos a bordo.
O município confirmou também que o avião se encontrava ainda retido em terra hoje à tarde.
Leia Também: Reforço de meios para prevenção e combate ao tráfico humano aprovado