O jantar de Natal da Airbus Atlantic, uma subsidiária da fabricante de aviões Airbus, em França, gerou um surto de gastroenterite que atingiu mais de 700 trabalhadores.
Segundo o The Guardian, as autoridades de saúde francesas abriram uma investigação para apurar as causas do surto na festa, organizada e servida pela cantina da própria empresa em Montoir-de-Bretagne, na região de Loire-Atlantique, no oeste da França.
Ao todo, encontravam-se neste jantar 2.600 pessoas, que puderam deliciar-se com uma ementa recheada, incluindo foie gras, escalopes, lagosta e tornedó, bem como variadas sobremesas, entre elas gelado e mousse de chocolate e noz, por apenas 15 euros por pessoa.
O jantar acabou, no entanto, por sair caro àqueles que foram atingidos pelo surto. A maioria deles mostrou "sinais clínicos de vómitos e/ou diarreia", entre 24 e 48 horas após a refeição que aconteceu a 14 de dezembro.
A investigação procura saber se o surto foi causado por uma bactéria, ou por algum vírus extremamente contagioso. Os resultados deverão conhecer-se na próxima semana, disse um porta-voz das autoridades de saúde, citado pelo The Guardian.
"Tive cólicas e dores de cabeça como nunca tive antes. Foi pior do que dar à luz", disse um dos afetados ao jornal francês Ouest-France.
Já um porta-voz da Airbus disse que ninguém ficou "gravemente doente", e que "o caso está agora a ser tratado pela autoridade de saúde, que lidera a investigação".
Leia Também: Após dúvidas, jovem que engoliu escova de dentes revela gastroscopia