Após nova lei, WC masculinos do parlamento do Canadá já têm tampões

Nova lei entrou em vigor este mês.

Notícia

© iStock

Notícias ao Minuto
26/12/2023 16:21 ‧ 26/12/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Canadá

As casas de banho masculinas do parlamento do Canadá já disponibilizam tampões e pensos higiénicos, na sequência de uma política do primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, que exige que todos os empregadores regulamentos pelo governo federal ofereçam produtos menstruais nas casas de banho, independentemente do género.

O caso ganhou especial destaque depois Linda Frum, ex-senadora conservadora, partilhar uma fotografia de uma cesta, com tampões e pensos gratuitos, numa casa de banho masculina, no parlamento, lembrando que a nova política ia entrar em vigor.

"Antigamente, quando só as mulheres menstruavam tínhamos que pagar pelos nossos próprios produtos. Mas agora que os homens também menstruam, estes produtos, a partir desta semana, são obrigados a ser gratuitos em todos os banheiros masculinos em todos os locais de trabalho federais, incluindo Parliament Hill – onde esta foto foi tirada hoje", ironizou na legenda da imagem, partilhada na rede social X (antigo Twitter).

Note-se que esta mudança no Código de Trabalho do Canadá foi anunciada em maio e entrou em vigor a 15 de dezembro. A lei diz que "os produtos menstruais devem estar em todos as casas de banho, independentemente do sexo marcado", o que "significa que todas as casas de banho identificadas por mulheres, homens e todos os géneros precisarão de ter produtos menstruais". Este acesso irrestrito "protege melhor as funcionárias menstruadas e garante que elas se sentem seguras para usar a casa de banho que melhor reflete o seu género".

Várias pessoas mostraram-se de acordo, tenho referido que a medida "cria um ambiente de trabalho mais equitativo", nomeadamente garantindo que os homens transgénero não são forçados a ir a casas de banho femininas, ajuda também a que as mulheres não tenham de transportar, frequentemente, este tipo de produtos, para onde se deslocam.

No entanto, a nova política não agrada a todos. Maxime Bernier, líder do Partido Popular, foi uma das pessoas a pronunciar-se e falou num "ataque sistemático contra a masculinidade". 

Leia Também: A história do Pai Natal que era um 'serial killer'

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas