Hamas acusado de usar crianças para transportar armas
Israel acusou hoje o grupo islamita Hamas de doutrinar e treinar militarmente crianças palestinianas na Faixa de Gaza, que utiliza para transportar armas e recolher informações.
© REUTERS / Ibraheem Abu Mustafa
Mundo Israel
O Exército israelita divulgou fotos que aparentemente mostram menores, com os rostos desfocados, a segurar armas e lançadores de projéteis, bem como um vídeo em que aparecem num túnel acompanhados por alegados membros da milícia, sem especificar onde e quando foram levados.
"Mesmo durante a guerra, a organização terrorista Hamas utiliza menores para diversas tarefas, tais como entrega de mensagens e munições (...) com o entendimento de que as Forças de Defesa de Israel não os prejudicarão devido ao cumprimento do direito internacional pelas tropas israelitas", disse um porta-voz militar, em comunicado.
O comunicado não esclarece se as crianças foram utilizadas na guerra atual, que se iniciou em 07 de outubro, ou se se refere a guerras anteriores.
Durante uma investigação a um comandante do Hamas do batalhão Zeitun, no sul do enclave palestiniano, o Exército israelita afirmou ter constatado que crianças são utilizadas para "transportar explosivos em sacos de vegetais" ou são enviadas "para zonas de combate após os ataques, para avaliar os danos e relatá-los aos terroristas escondidos nos abrigos".
Segundo os israelitas, os menores são educados desde tenra idade para "odiar Israel e os judeus" nas escolas, movimentos juvenis e campos de treino militar.
"Em tempos rotineiros, o Hamas opera acampamentos de verão onde as crianças aprendem a disparar, atravessar túneis, combater tanques e até sequestrar soldados", no que constituem "os primeiros estágios de treino da ala militar do Hamas", acrescenta o comunicado.
O Exército israelita garantiu que os seus serviços de informações têm conhecimento de um número significativo de menores ativos dentro do Hamas e da Jihad Islâmica.
Israel acusa o Hamas de usar civis, incluindo crianças, como escudos nas suas lutas contra as tropas israelitas, e de usar instalações como escolas e jardins de infância para esconder armas e lançar ataques.
Leia Também: Israel negoceia com países transferência de palestinianos após a guerra
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com