Meteorologia

  • 21 SEPTEMBER 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 24º

Autoridades russas pedem a moradores de Belgorod que protejam janelas

As autoridades da cidade russa de Belgorod, próxima da fronteira com a Ucrânia, apelaram hoje aos habitantes que protejam as suas janelas contra possíveis fragmentos de projéteis, face aos recentes bombardeamentos ucranianos na região.

Autoridades russas pedem a moradores de Belgorod que protejam janelas
Notícias ao Minuto

13:18 - 05/01/24 por Lusa

Mundo Ucrânia

O Kremlin, desde que lançou a sua ofensiva contra a Ucrânia em fevereiro de 2022, sempre garantiu que o conflito não afetaria a vida quotidiana e a segurança dos russos.

No entanto, confrontada com o recomeço dos bombardeamentos massivos de cidades ucranianas pelo exército russo, a Ucrânia intensificou os seus ataques em território russo, visando em particular Belgorod, uma cidade com mais de 300.000 habitantes.

As autoridades de Belgorod já decidiram esta semana atrasar o início do ano letivo escolar para o período entre 09 e 19 de janeiro.

"Os socorristas do departamento de situações de emergências recomendam tapar as janelas com fita adesiva. Esta é uma boa forma de se proteger da onda [de choque] de uma explosão: o vidro não se rompe em pequenos cacos", disse ele, indicou a autarquia de Belgorod na rede social Telegram.

O texto vem acompanhado de uma infografia que mostra três métodos para se colar fita adesiva nas janelas para que as peças fiquem unidas em caso de explosão que destrua as janelas.

Cacos de vidro lançados em caso de explosão podem ferir e matar. Na Ucrânia, os civis foram chamados a proteger as suas janelas desde o início da invasão russa.

Em 29 de dezembro, a Rússia realizou um bombardeamento massivo na Ucrânia que deixou 55 mortos. No dia seguinte, ataques ucranianos sem precedentes deixaram 25 mortos em Belgorod.

Moscovo respondeu com cerca de cem mísseis em 02 de janeiro, que matou seis pessoas, e a Ucrânia lançou uma infinidade de projéteis na direção de Belgorod e da Crimeia.

Leia Também: Kyiv clama ter abatido 21 'drones' dos 29 lançados de noite

Recomendados para si

;
Campo obrigatório