Após o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) ter pedido ajuda ao público para localizar a tampa da janela que caiu do Boeing 737 Max 9, que se soltou enquanto o avião estava no ar na sexta-feira, um cidadão de Oregon, nos EUA, encontrou um telemóvel intacto, e ainda a funcionar, que terá caído da aeronave.
Seanathan Bates estava a procurar pela tampa da janela ou outros detritos enquanto caminhava pela Barnes Road, em Portland, Oregon. Mas, em vez disso, encontrou algo que pertencia a um passageiro.
"Encontrei um telefone na beira da estrada que aparentemente caiu a 5.600 metros de altura", revelou Bates, num vídeo publicado na rede social X, no domingo.
O telefone que Bates encontrou debaixo de um arbusto à beira da estrada estava bastante limpo e intacto. "Percebi que não tinha arranhões quando o apanhei", acrescentou.
O morador de Portland, inicialmente, ficou "um pouco cético" quando o encontrou, pensando que talvez pudesse ter sido atirado para o chão por um veículo que passava. No entanto, o telemóvel não estava bloqueado, então Bates começou a pesquisar.
"Estava em modo avião, o que confirmava que tinha estado em viagem e havia confirmação de bagagem do Alasca 12822", afirmou Bates, acrescentando que, perante isso, teve de "ligar para o NTSB".
Bates relatou que um funcionário do NTSB lhe disse que era o segundo telemóvel de um passageiro encontrado no voo. O NTSB confirmou o incidente, noticia a ABC News.
Quick video I just posted to TikTok summarizing how I found that passenger's phone pic.twitter.com/saCoMyA9ra
— Seanathan Bates (@SeanSafyre) January 8, 2024
De recordar que a tampa da janela foi encontrada por um professor no seu quintal, no domingo, também em Portland - a cidade de onde o Boeing 737 Max 9 acabara de partir quando se deu o incidente.
O caso remonta a sexta-feira, quando um avião da Alaska Airlines fez uma aterragem de emergência em Portland, no noroeste dos Estados Unidos, depois de uma janela e um pedaço da fuselagem terem caído.
A companhia aérea informou que o avião aterrou em segurança com 174 passageiros e seis tripulantes.
O buraco provocou a despressurização da cabina, mas a companhia não forneceu informações sobre se alguém ficou ferido ou sobre a possível causa.
Note-se ainda que a Alaska Airlines deu conta que cancelou 170 voos marcados com aviões 737 Max 9, da Boeing, mais de um quinto das ligações previstas, enquanto a United Airlines indicou o cancelamento de 180 voos no domingo, apesar de ter conseguido usar outro tipo de aparelhos.
Leia Também: Avião da Alaska Airlines teve problemas dias antes de perder janela