Forças de Israel dizem que mataram (mais um) comandante do Hezbollah
A notícia surge um dia depois de um outro comandante ter sido alegadamente morto por forças israelitas, também no Líbano.
© sentdefender/ X (antigo Twitter)
Mundo Israel/Palestina
As Forças de Defesa de Israel (IDF) anunciaram, esta terça-feira, que mataram mais um comandante do Hezbollah.
De acordo com as publicações internacionais, trata-se de Ali Hussein Barji, o comandante da unidade aérea do Hezbollah.
O porta-voz das IDF adianta ainda que a morte aconteceu no sul do Líbano, e surgiu horas depois de Ali Hussein Barji levar a cabo um ataque nas proximidades de uma base israelita.
O porta-voz explicou que a vítima levou a cabo dezenas de ataques de drones nos últimos meses em território israelita.
The Israeli Air Force launched an Airstrike earlier today on Southern Lebanon which resulted in the Assassination of Ali Hussein Barji, the Commander of Hezbollah Aerial Forces in Southern Lebanon who was Responsible for several “Suicide” Drone Attacks on Northern Israel over the… pic.twitter.com/VSTxa4aQEP
— OSINTdefender (@sentdefender) January 9, 2024
A morte acontece no dia seguinte a um outro comandante do Hezbollah também ter sido morte, na sequência de um ataque israelita no Líbano.
À Reuters, fontes de segurança referiram que a vítima é o vice-líder de uma unidade da força de elite Radwan, do Hezbollah.
O responsável "desempenhava um papel de liderança na direção das operações militares no sul", a partir de onde o Hezbollah tem vindo a realizar ataques quase diários contra Israel em apoio ao Hamas palestiniano nos últimos três meses, disse o funcionário libanês, que pediu o anonimato.
No sábado, em Beirute, o chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell, afirmou que o Líbano não deve ser "arrastado para um conflito regional".
"É imperativo evitar uma escalada regional no Médio Oriente, é absolutamente necessário evitar que o Líbano seja arrastado para um conflito regional", afirmou Josep Borrell, que se encontrou com um responsável do Hezbollah.
A violência já causou a morte de mais de 180 pessoas no Líbano, incluindo mais de 135 combatentes do Hezbollah e mais de 20 civis, de acordo com os dados recolhidos pela France Presse.
Leia Também: Comandante sénior do Hezbollah morto em ataque israelita no Líbano
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com