O vice-presidente da Comissão Europeia, Margaritis Schinas, tem uma solução (peculiar) para aumentar a participação dos jovens nas eleições europeias deste ano, a realizar-se em junho. Afinal, a ideia é ter a ajuda da... cantora norte-americana Taylor Swift.
"Ninguém consegue mobilizar melhor os jovens do que outros jovens. São os jovens que podem mobilizar os jovens a participar, mais do que os comissários europeus, é assim que funciona", referiu Schinas, esta quarta-feira, citado pelo Politico.
Isto porque reunir eleitores jovens não é novidade para Taylor Swift. Em setembro passado, a cantora de 'Shake it Off' incentivou os seus 272 milhões de seguidores no Instagram a registarem-se para votar e, em poucas horas, o Vote.org relatou mais de 35 mil registos, um salto de 23% em relação ao ano passado.
"Só para vos dar um exemplo: em setembro, a Taylor Swift usou as redes sociais para pedir aos jovens norte-americanos que se registassem para votar [nas presidenciais de novembro]. No dia a seguir à publicação, 35 mil jovens americanos tinham-se inscrito", afirmou.
O comissário europeu lembrou ainda que a cantora vai estar na Europa e apelou a que esse pedido seja ouvido. "Taylor Swift vai estar na Europa em maio, então espero muito que faça o mesmo com os jovens europeus, e espero mesmo que alguém da equipa dela veja esta conferência de imprensa e lhe faça chegar o nosso pedido", frisou ainda.
Na ótica de Schinas, um alto nível de participação dos jovens nas eleições europeias deste ano, a realizar-se em junho nas é "crucial" para a democracia.
Leia Também: Jo Koy diz que a piada que fez sobre Taylor Swift "foi um elogio"