Uma mulher foi detida no dia do seu casamento por estar associada a um esquema de extorsão, do qual o seu noivo também fazia parte, no México. Outras sete pessoas foram detidas, segundo anunciaram as autoridades, na sexta-feira.
A mulher, que foi identificada como Nancy N., foi detida no mês passado, no âmbito de uma operação conjunta, quando se preparava para ‘dar o nó’ com Clemente N., também ele suspeito no caso. O noivo, que era conhecido pelo pseudónimo “Rato”, não foi detido, segundo noticiou a CBS News.
O casal fazia parte de um grupo acusado de extorquir comerciantes de frango em Toluca, perto da Cidade do México, e suspeito de ter sequestrado quatro trabalhadores de um aviário naquela região, de acordo com um comunicado das autoridades.
O Ministério Público publicou, na sexta-feira, fotografias dos oito detidos, bem como uma montagem, que incluía uma fotografia de Nancy N. vestida de noiva e algemada.
#Resultados. En #Edoméx, con 3.44% en 2023 respecto a 2022, bajó por 1a vez el delito extorsión desde 2017. Acciones legales, operativas y de inteligencia minaron la estructura financiera de grupos criminales causándoles pérdidas por más de 800 mdp. (1/2) https://t.co/j6UWoBx0Aq pic.twitter.com/HSFoJlsYmH
— Fiscalía Edoméx (@FiscaliaEdomex) January 12, 2024
O grupo terá ligações ao cartel La Familia Michoacana que, este mês, foi acusado de ter sido o responsável por um ataque de drone que matou pelo menos seis pessoas, no estado de Guerrero.
Segundo as autoridades, gangues rivais têm lutado pelo controlo da região. A disputa aumentou em julho passado, quando restos mortais humanos foram encontrados, em Toluca, o que levou à detenção de 11 membros de uma associação criminosa conhecida como ‘ElPecha’.
Leia Também: Com cancro terminal, mãe de refém do Hamas pede para ver filha "em casa"