EUA garantem que querem desanuviamento de conflito no Médio Oriente

Os Estados Unidos garantiram hoje que pretendem um desanuviamento, para evitar "conflito regional" no Médio Oriente, apesar dos recentes ataques norte-americanos no Iémen em resposta aos ataques Huthi no Mar Vermelho.

Notícia

© Shawn Thew/EPA/Bloomberg via Getty Images

Lusa
16/01/2024 18:46 ‧ 16/01/2024 por Lusa

Mundo

EUA

"Não procuramos um conflito regional, longe disso. Procuramos impedir a propagação do conflito e criar condições para um desanuviamento", disse o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, no Fórum Económico Mundial, que decorre na cidade suíça de Davos.

Desde sexta-feira, norte-americanos e britânicos têm levado a cabo vários ataques contra rebeldes iemenitas, que dizem estar a atacar navios ligados aos interesses israelitas em solidariedade com os palestinianos em Gaza.

"Este é um desafio global", disse Sullivan, alegando que a rota no Mar Vermelho é "uma artéria vital do comércio internacional", que está "sequestrada".

Para o conselheiro da Casa Branca, a continuação do conflito não depende "apenas das decisões dos países da coligação" que atingiram o Iémen na semana passada, mas "do grupo maior de países, incluindo aqueles com influência em Teerão e outras capitais do Médio Oriente".

Para a Casa Branca, existem soluções para evitar que a guerra em Gaza se transforme num conflito mais amplo e os EUA estão a procurar essas soluções.

Leia Também: Só fim da guerra trará segurança a Médio Oriente, diz líder do Hezbollah 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas