A Polícia Nacional espanhola desmantelou, na quinta-feira, um grupo que administrava duas redes de tráfico de droga em Madrid, Espanha, distribuindo cocaína e outros tipos de estupefacientes pelo país.
A droga, conforme as autoridades fizeram questão de mostrar num vídeo publicado nas redes sociais, era escondida no interior de automóveis, obrigando a polícia a recorrer a uma rebarbadora para aceder ao produto estupefaciente.
Segundo o jornal espanhol La Vanguardia, o esquema desmantelado funcionava a partir de uma garagem no bairro madrileno de San Blas, e de um laboratório e ponto de venda em Vallecas, na capital espanhola, onde era produzida 'tusi', uma variação da cocaína caraterística pela sua cor rosa.
Onze pessoas - dez homens e uma mulher - foram detidas após buscas em seis habitações e dois armazéns, apreendendo uma grande quantidade de estupefacientes, 72 mil euros em dinheiro, uma arma e oito viaturas. Os detidos foram colocados à disposição da Justiça, acusados de um crime contra a saúde pública.
A investigação começou nos primeiros meses de 2023, quando as autoridades detetaram em Vallecas um ponto de venda de cocaína e outras drogas sintéticas. Uma vez localizado o principal provedor do produto estupefaciente, e identificada a garagem de San Blas, a polícia organizou uma operação para deter os suspeitos, quando estes se preparavam para enviar droga a Barcelona, Leão e Cuenca. Os veículos foram intercetados, encontrando as autoridades 12 quilos de cocaína e detendo os suspeitos.
Foram ainda apreendidos mais três quilos de cocaína, bem como 12 quilos de cetamina, seis quilos de ecstasy, 19.500 doses de LSD e 72 mil euros, no âmbito de buscas realizadas posteriormente às detenções.
Pode ver na galeria que acompanha esta notícia um vídeo partilhado pela Polícia Nacional, relativo a esta operação policial.
Leia Também: Casal encontrado morto em Espanha. Será 1.º crime sexista do ano no país