Dois menores foram detidos, na noite de quinta-feira, depois de entrarem encapuzados numa escola em Angolema, França, e de lançarem gás lacrimogéneo, deixando um estudante ferido, bem como uma professora que interveio. A informação foi confirmada pelo Ministério Público local, em comunicado, esta sexta-feira.
"Têm 15 e 17 anos", declarou a procuradora Stéphanie Aouine, na nota, que acrescenta ainda que, ainda hoje, serão relevada "mais informações" sobre os suspeitos e as suas motivações.
Os suspeitos invadiram a escola e lançaram gás lacrimogéneo sobre um dos alunos, nas casas de banho, durante um intervalo.
Depois, agrediram um professora que interveio. Ambos sofreram ferimentos ligeiros.
Communiqué du procureur :
— Parquet Angoulême (@PR_Angouleme_) January 19, 2024
Deux gardes à vue en cours.#Charente #Angoulême https://t.co/atzVcmT8Xf pic.twitter.com/cuDOPeC844
Nas redes sociais, começou a circular um vídeo, que mostra a professora a ser agredida, antes de tentar apanhar um dos agressores.
🇫🇷FLASH : Une enseignante et un élève ont été blessés après avoir été agressé par 2 individus cagoulés qui se sont introduits dans le lycée Marguerite de Valois à #Angoulême. Les 2 assaillants sont en fuite. pic.twitter.com/HdXarPaO9L
— Direct infos (@directinfos9) January 18, 2024
Na rede social X (antigo Twitter), a ministra da Educação francesa, Amélie Oudéa-Castéra, reagiu ao sucedido.
"Graças à intervenção da polícia e dos serviços de emergência, a situação ficou sob controlo. Uma professora de educação física da escola interveio na altercação e eu saúdo a sua coragem", notou.
"Gostaria de agradecer a toda a comunidade educativa, incluindo o diretor da escola com quem falei, que reagiu de forma exemplar", completou, tendo referindo que as aulas iriam ser retomadas na manhã desta sexta-feira.
Grâce à l'intervention des forces de l'ordre et de secours, la situation a pu être maîtrisée. @GDarmanin
— Amélie Oudéa-Castéra (@AOC1978) January 18, 2024
Une professeure d’éducation physique et sportive de l'établissement s'est interposée lors de l'altercation, je salue son courage.
Je remercie l'ensemble de la communauté… https://t.co/36iwGTEBsH
Leia Também: Putin "nunca" ameaçou "usar bomba nuclear", ao "contrário" do Ocidente