Pelosi sugere que Rússia financia protestos pró-palestinianos nos EUA

A antiga presidente da Câmara dos Representantes norte-americana Nancy Pelosi sugeriu hoje a possibilidade de a Rússia estar por trás dos protestos pró-palestinianos que têm ocorrido nos Estados Unidos desde o início da ofensiva israelita na Faixa de Gaza.

Notícia

© REUTERS/Al Drago/File Photo

Lusa
29/01/2024 ‧ 29/01/2024 por Lusa

Mundo

Israel/Palestina

"O cessar-fogo é uma mensagem de [o Presidente da Rússia, Vladimir] Putin. Isto está diretamente relacionado com o que ele gostaria de ver. É a mesma coisa na Ucrânia", disse Pelosi numa entrevista à cadeia de televisão norte-americana CNN, citada pelas agências internacionais.

Pelosi afirmou que, apesar de os protestos serem "espontâneos" e "sinceros", suspeita que "alguns deles (...) estão ligados à Rússia", razão pela qual defende que a polícia federal norte-americana (FBI) deve averiguar quem pode estar por trás das mobilizações.

"Quero pedir ao FBI que investigue isto", disse Pelosi, que, na semana passada, foi interrompida por um grupo de manifestantes num evento em Seattle, uma situação que também já ocorreu ao Presidente norte-americano, Joe Biden, em várias ocasiões.

A atual guerra entre Israel e o Hamas foi desencadeada por um ataque sem precedentes do grupo islamita palestiniano em solo israelita, em 07 de outubro, que causou cerca de 1.200 mortos e mais de 200 reféns, segundo as autoridades israelitas.

Israel declarou guerra ao Hamas e, desde então, lançou uma ofensiva aérea, marítima e terrestre contra a Faixa de Gaza que provocou mais de 26 mil mortos, segundo dados do grupo islamita palestiniano que controla o enclave desde 2007.

Leia Também: Grupo de Resistência Islâmica do Iraque reivindica ataque a Israel

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas