Os Estados Unidos abateram oito drones de rebeldes Hutis do Iémen, na sexta-feira, entre o Mar Vermelho e o golfo de Aden. Outros quatro drones foram abatidos em terra, no mesmo dia, no país do Médio Oriente.
A informação foi revelada este sábado pelo Comando Central dos Estados Unidos (CENTCOM, na sigla em inglês), nas redes sociais.
"Estas ações protegerão a liberdade de navegação e tornarão as águas internacionais mais seguras e protegidas para os navios da Marinha dos EUA e para navios mercantes", escreveu o CENTCOM no X (antigo Twitter).
Referiam-se os militares norte-americanos aos ataques perpetrados pelos Hutis contra vários navios na região do Mar Vermelho, desde novembro, no âmbito da guerra entre Israel e o Hamas.
No comunicado, o CENTCOM revelou que, logo às 10h30 de sexta-feira (7h30 em Portugal continental), foi abatido um drone sobre o golfo de Aden, junto ao Iémen. De seguida, às 16h40 (13h40 em Portugal continental), as forças norte-americanas "conduziram ataques contra quatro drones Huti que estavam preparados para lançamento", em terra.
A destruição destes quatro drones, no território iemenita, deveu-se a que os mesmos "representavam uma ameaça iminente aos navios mercantes e aos navios da Marinha dos EUA na região".
Já às 21h20 (18h20 em Portugal continental), outros sete drones foram abatidos sobre o Mar Vermelho, sem que houvesse registo de "feridos ou danos causados".
USCENTCOM Red Sea Operational Update
— U.S. Central Command (@CENTCOM) February 3, 2024
On Feb. 2, at approximately 10:30 a.m. (Sanaa time), USS Carney (DDG 64) engaged and shot down one unmanned aerial vehicle (UAV) over the Gulf of Aden. There were no injuries or damage reported.
Later that same day, at approximately 4:40… pic.twitter.com/K7zVEq6zjm
Leia Também: Hutis dizem que EUA pediram à China para mediar ataques no Mar Vermelho