Após anos de silêncio, rádio russa emite mensagens "misteriosas". Ouça

Ouviram-se as palavras "neptuno", "thymus", "foxcloak" e "nootabu".

NotíciaVídeo

© Getty Images

Notícias ao Minuto
15/04/2025 19:54 ‧ há 4 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

Rússia

A estação de rádio russa UVB-76, também conhecida com Doomsday, enviou quatro "misteriosas" mensagens na segunda-feira, onde se ouviram as palavras "neptuno", "thymus", "foxcloak" e "nootabu" (que pode ouvir, em russo, no vídeo no topo do texto), avança o órgão de comunicação social bielorrusso Nexta.

 

O significado e objetivo das mensagens ainda é um mistério, mas muitos acreditam que se tratam de operações militares secretas ou protocolos nucleares.

Esta estação de rádio foi criada em 1975, em plena Guerra Fria, e deixou de estar ativa na década de 1990, após o final do conflito. Normalmente quem a sintoniza só ouve um zumbido mas, desta vez, ouviu-se algo mais.

Recorde-se que a Rússia está em guerra com a Ucrânia há três anos.

Ainda esta terça-feira, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, veio afirmar que a frágil trégua energética entre Moscovo e Kyiv, que termina na quarta-feira se não houver um acordo de última hora, está presa por um fio, devido às constantes acusações de violação da moratória de 30 dias.

Na prática, o acordo esteve em causa desde a sua entrada em vigor, a 18 de março, uma vez que a Ucrânia só a ele aderiu a 25 de março e os ataques a infraestruturas energéticas prosseguiram sem interrupção desde o início da moratória.

Também não contribuiu para o prolongamento o violento bombardeamento com dois mísseis Iskander perpetrado no domingo pelo Exército russo na cidade ucraniana de Sumy, no qual foram mortas 35 pessoas e mais de cem ficaram feridas.

Washington criticou com especial dureza o ataque russo à cidade ucraniana de Sumy, uma condenação firme que Kyiv considerou em falta em anteriores ocasiões.

Leia Também: Governo ucraniano demite governador de Sumy após ataque russo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas