Meteorologia

  • 20 SEPTEMBER 2024
Tempo
23º
MIN 17º MÁX 24º

Zelensky discutiu com AIEA "riscos" de ocupação da central de Zaporijia

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, discutiu hoje em Kiev, com o diretor-geral da Agência Internacional da Energia Atómica (AIEA), Rafael Grossi, os "riscos" da ocupação russa da central nuclear de Zaporijia.

Zelensky discutiu com AIEA "riscos" de ocupação da central de Zaporijia
Notícias ao Minuto

19:33 - 06/02/24 por Lusa

Mundo Ucrânia

Zelensky reiterou que a prevenção de um acidente nuclear passa pela desmilitarização da central, pela sua desocupação e regresso da sua gestão por Kiev, segundo comunicado da presidência ucraniana.

Na rede social X, Grossi garantiu que a AIEA continuará o seu trabalho para prevenir um acidente nuclear e agradeceu a Zelensky "pelo indispensável apoio nesses esforços".

Em Kiev, Grossi encontrou-se também com o ministro ucraniano da Energia, Herman Halushchenko, o inspetor estatal de segurança nuclear, Korikov Oleh, e o presidente da empresa nuclear ucraniana Energoatom, Petro Kotin.

Os encontros ocorreram antes da deslocação de Grossi a Zaporijia na quarta-feira para analisar a questão destas instalações, onde está proibida a entrada de trabalhadores da Energoatom pelas autoridades russas.

Grossi também tem previsto deslocar-se a Moscovo em meados deste mês.

A central nuclear foi palco de confrontos nas primeiras fases da guerra e está atualmente sob gestão russa.

As tensões entre as partes levaram a AIEA a repetir apelos para salvaguardar a segurança nuclear.

A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro de 2022, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Os aliados ocidentais da Ucrânia têm fornecido armas a Kiev e aprovado sucessivos pacotes de sanções contra interesses russos para tentar diminuir a capacidade de Moscovo de financiar o esforço de guerra.

Leia Também: Ucrânia. Zelensky está a refletir sobre mudanças "de líderes de Estado"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório