Pelo menos dez orcas presas num bloco de gelo na costa de Hokkaido, no Japão, geraram preocupação entre os residentes daquela região, na terça-feira. Ainda assim, as autoridades de Rausu equacionaram que os animais poderão ter conseguido libertar-se, esta manhã de quarta-feira, uma vez que já não se encontram no local.
A Guarda Costeira do Japão foi alertada por um pescador, na terça-feira, que informou ter visto uma orca cercada por gelo flutuante a cerca de um quilómetro de Rausu, de acordo com a emissora NHK.
Imagens do especialista em vida marinha do Wildlife Pro Seiichiro Tsuchiya, às quais poderá aceder na galeria acima, dão um vislumbre de pelo menos dez animais presos no gelo, tentando respirar. É que, recorde-se, as orcas só conseguem ficar submersas durante alguns minutos.
“Vi cerca de 13 orcas com as cabeças de fora num buraco no gelo. Pareciam estar a lutar para respirar”, disse o investigador, que adiantou que o grupo poderia incluir três a quatro crias.
De acordo com Tsuchiya, vários animais pareciam estar a sangrar das mandíbulas inferiores.
Contudo, a espessura do gelo impediu a Guarda Costeira de resgatar os animais, que foram deixados à sua sorte.
Mas, esta manhã de quarta-feira, as autoridades não conseguiram localizar as ‘baleias assassinas’, tendo equacionado que podem ter conseguido libertar-se do gelo.
Apesar de o gelo na costa leste de Hokkaido estar a diminuir a cada ano, devido ao aumento da temperatura do mar, uma onda de frio que se iniciou na segunda-feira proporcionou o aparecimento de mais blocos na região, obstruindo o caminho das orcas.
Leia Também: Miss Japão (nascida na Ucrânia) renuncia ao título após escândalo amoroso