Índia pede que paquistaneses sejam identificados para garantir que saem do país

O Governo indiano pediu hoje aos executivos regionais do país para identificarem todos os cidadãos paquistaneses que residem nos seus territórios, de modo a garantir que abandonam a Índia até domingo, prazo dado para a sua saída.

Notícia

© Getty Images

Lusa
25/04/2025 13:36 ‧ há 9 horas por Lusa

Mundo

Índia

Segundo a agência EFE, que cita fontes oficiais referidas em meios de comunicação indianos, a medida foi transmitida hoje pelo ministro do Interior, Amit Shah, aos chefes de Governo dos estados do país.

 

A Índia ordenou na quinta-feira a todos os cidadãos paquistaneses, exceto diplomatas, que abandonem o país, em retaliação pelo ataque de terça-feira na Caxemira indiana, que matou 26 civis e pelo qual Nova Deli atribui responsabilidades a Islamabad.

Os vistos comuns vão ser revogados no domingo, enquanto os vistos médicos vão expirar dois dias mais tarde, na terça-feira.

A ordem fez aumentar o tráfego da única fronteira terrestre entre a Índia e o Paquistão, conhecida como Attari-Wagah.

Islamabad nega responsabilidades no ataque, entretanto reivindicado por um grupo militante até agora desconhecido autointitulado 'Resistência de Caxemira'.

Em retaliação à decisão de revogação dos vistos de cidadãos paquistaneses, o Paquistão cancelou, na quinta-feira, os vistos de cidadãos indianos, fechou o espaço aéreo a companhias detidas ou operadas pela Índia, e suspendeu todo o comércio com a Índia, incluindo de e para qualquer país terceiro.

Leia Também: ONU apela à contenção da Índia e do Paquistão após tiros em Caxemira

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas