Rizwan Javed trabalha no metropolitano na estação de Ealing Broadway, em Londres, Inglaterra, e, desde 2015, evitou que 29 pessoas tirassem a própria vida. Em dezembro passado, foi homenageado com a Ordem do Império Britânico.
Javed ficou surpreendido quando recebeu a carta que indicava que estava nomeado para o prémio. "Foi incrível", assumiu o homem, que garantiu que o galardão lhe deu "confiança para dar um passo à frente, numa escala mais ampla".
Atualmente com 33 anos, Rizwan Javed começou a trabalhar no metro há cerca de dez e, nessa altura, fez uma formação dos Samaritanos (uma associação que trabalha na prevenção do suicídio). “Eles basicamente ensinam habilidades essenciais sobre como identificar pessoas vulneráveis, que tipo de conversa ter com elas e como levá-las a um ponto seguro”, explicou.
De acordo com a BBC, o homem colocou em prática o que tinha aprendido no seu segundo dia de trabalho, quando conseguiu, pela primeira vez, impedir que uma pessoa se suicidasse. Rizwan Javed garantiu que tem lutado para que as pessoas quebrem a barreira de falarem sobre saúde mental, seja em casa ou no trabalho.
Ver esta publicação no Instagram
Leia Também: Mulher morre após ser atacada por dois cães em Inglaterra