Dois menores foram acusados por suspeitas de terem estado envolvidos no tiroteio que vitimou uma pessoa e feriu outras 22, durante o desfile de vitória dos Kansas City Chiefs no 58.º Super Bowl, em Kansas City, na quarta-feira.
Os jovens foram acusados na quinta-feira, encontrando-se num centro de detenção juvenil por acusações de porte de arma e resistência à detenção, segundo adiantou a Divisão do Tribunal de Família do Condado de Missouri do 16.º Circuito Judicial de Missouri, em um comunicado.
Ainda assim, prevê-se que novas acusações sejam aplicadas no futuro, à medida que a investigação do Departamento de Polícia de Kansas City continua, noticiou a Associated Press.
Recorde-se que o incidente ocorreu num estacionamento próximo à Union Station, a estação ferroviária central de Kansas City.
A vítima mortal foi identificada como sendo Lisa Lopez-Galvan, que era DJ de uma rádio da zona de Kansas City. A cantora Taylor Swift e namorada do avançado Travis Kelce fez, esta sexta-feira, duas doações de 50 mil dólares (46.403 euros) à família de Lisa, através da plataforma GoFundMe.
De acordo com a chefe da polícia local, Stacey Graves, os feridos tinham idades entre os 8 e os 47 anos, sendo que metade destes tinha menos de 16 anos.
As autoridades detiveram, inicialmente, três suspeitos, mas libertaram um jovem que determinaram não ter estado envolvido no tiroteio. Contudo, a polícia continua a procurar outras pessoas que possam ter participado no incidente, tendo apelado a que testemunhas, vítimas e transeuntes que tenham filmado o tiroteio entrem em contacto.
Esta foi a mais recente celebração desportiva nos EUA marcada pela violência armada, depois de um tiroteio no ano passado no centro de Denver, na celebração da vitória dos Nuggets na final da NBA.
Em comunicado, os Kansas City Chiefs manifestaram tristeza e condenaram este "ato de violência sem sentido", acrescentando que todos os jogadores, treinadores e membros da equipa, bem como as suas famílias, estavam seguros.
A Casa Branca informou que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, recebeu um relatório sobre o tiroteio, tal como é habitual neste tipo de incidentes.
Milhares de pessoas saíram à rua para celebrar a vitória da equipa de futebol americano, que venceu os San Francisco 49ers por 25-22, após prolongamento, no 58.º Super Bowl, em Las Vegas, Nevada.
O tiroteio terminou com o clima de celebração do Dia dos Namorados, ao mesmo tempo que os fãs comemoravam o terceiro título do Super Bowl em cinco temporadas.
No domingo, no Allegiant Stadium, os Chiefs, que perdiam por 10-3 ao intervalo e chegaram ao fim dos 60 minutos empatados a 19, conquistaram o seu quarto título, em seis presenças, repetindo 1970, 2020 e 2023, para se juntarem no quinto lugar do ranking a Green Bay Packers e New York Giants.
Por seu lado, os San Francisco 49ers, que disputaram pela oitava vez o Super Bowl, mantiveram-se com cinco troféus, o último em 1995, perdendo a possibilidade de igualar os seis títulos dos recordistas Pittsburgh Steelers e New England Patriots.
[Notícia atualizada às 18h36]
Leia Também: Um morto, crianças feridas e 3 detidos. O que aconteceu em Kansas City?