NATO. Alemanha, França e Reino Unido saúdam adesão da Suécia
O chanceler alemão, Olaf Scholz, o Presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, saudaram hoje a adesão da Suécia à NATO, hoje aprovada pelo parlamento húngaro, último passo que faltava para completar o processo.
© iStock
Mundo Suécia
"O caminho está livre para a Suécia na NATO, é uma vitória para todos (...). Esta decisão reforça a nossa aliança de defesa e, com ela, a segurança da Europa e do mundo", declarou Scholz numa mensagem publicada na rede social X (antigo Twitter).
"Parabéns ao vosso país", disse Macron na abertura de uma conferência de apoio à Ucrânia organizada no Palácio do Eliseu (sede da Presidência francesa) com mais de 20 dirigentes europeus, congratulando-se com o facto de a Suécia e, antes dela, a Finlândia terem aderido à NATO (Organização do Tratado do Atlântico-Norte, bloco de defesa ocidental).
Por sua vez, o chefe do Governo britânico, Rishi Sunak, classificou o dia de hoje como "um dia histórico" para a NATO, após a 'luz verde' do parlamento da Hungria à adesão da Suécia, o único obstáculo que faltava ultrapassar para a sua entrada na Aliança Atlântica.
"Mal podemos esperar por vos acolher na NATO muito em breve", escreveu Sunak na rede social X.
Leia Também: "A adesão da Suécia tornar-nos-á a todos mais fortes e mais seguros"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com