Tempo dificulta combate ao maior incêndio florestal da história do Texas

As condições climatéricas são cada vez mais difíceis no Texas, o que está a dificultar o trabalho dos bombeiros no combate ao maior incêndio da história daquele estado norte-americano.

Notícia

© Greenville Firefighter Association/ Handout /Anadolu via Getty Images

Lusa
02/03/2024 16:04 ‧ 02/03/2024 por Lusa

Mundo

EUA

O incêndio em Smokehouse Creek, que começou na segunda-feira, já provocou a morte a, pelo menos, duas pessoas, deixou uma paisagem cinzenta, com pradarias arrasadas, gado morto e até 500 estruturas destruídas, incluindo habitações no Texas Panhandle, refere a Associated Press.

O Serviço Meteorológico Nacional em Amarillo emitiu um alerta vermelho para todo o Panhandle, desde o final da manhã de hoje até à meia-noite de domingo, depois da chuva e da neve de quinta-feira, que permitiram que os bombeiros contivessem uma parte do incêndio.

"Uma combinação de ventos fortes, baixa humidade relativa e temperaturas altas criará um clima favorável para o rápido crescimento e propagação do fogo", refere a previsão do serviço meteorológico.

O incêndio, que se fundiu com outro fogo e cruzou a fronteira do estado até ao oeste de Oklahoma, queimou mais de 1.700 milhas quadradas (4.400 quilómetros quadrados) e foi 15% contido, disse o Texas A&M Forest Service, na sexta-feira.

A causa do incêndio permanece sob investigação, embora ventos fortes, vegetação seca e clima excecionalmente quente tenham alimentado as chamas.

Leia Também: Maiores fogos na história do Estado do Texas destruíram 500 estruturas

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas