Os pilotos que dormiram simultaneamente durante 28 minutos num voo da Batik Air foram suspensos. O incidente aconteceu no dia 25 de janeiro, quando o Airbus 320 fazia a ligação entre Kendari, no leste da Indonésia e Jacarta, capital do país.
Cerca de meia hora depois de o avião levantar voo, o piloto, de 32 anos, pediu autorização ao copiloto, de 28, para descansar. O copiloto assumiu os comandos da aeronave, mas acabou também por adormecer. Segundo o The Telegraph, o copiloto tinha sido pai de gémeos há um mês e os cuidados aos bebés deixaram-no muito cansado. O homem tinha ainda mudado de casa no dia anterior ao voo, o que o deixou ainda mais exausto.
O relatório do Comité Nacional de Segurança dos Transportes da Indonésia indica que os pilotos foram considerados aptos para voarem naquele dia. No entanto, o copiloto terá avisado o piloto, antes da descolagem, que não tinha descansado adequadamente.
Recorde-se que os controladores aéreos tentaram várias vezes contactar os pilotos, durante os largos minutos em que estavam a dormir, que não responderam às chamadas. O avião acabou por seguir uma rota ligeiramente desviada da prevista.
O piloto acordou depois e apercebeu-se que o copiloto estava também a dormir, tendo-o acordado. Os dois responderam depois às chamadas recebidas, tanto dos centros de controlo em terra como de outro piloto que voava noutra aeronave, invocando problemas no sistema de comunicações rádio para justificar a falta de resposta.
Depois de corrigir a rota, o avião aterrou em segurança no aeroporto de Jacarta com todos os 153 passageiros e quatro assistentes de bordo em segurança.
Leia Também: Piloto e copiloto dormiram simultaneamente durante 28 minutos em voo